É generalidade olharmos para a espessura da ponteira de uma cana de pesca e acharmos ela muito fina e frágil, seja ela usada para surfcasting ou navio. No entanto, a verdade é que a função da ponteira não é ser poderoso, mas sim sensível.
A ponteira é unicamente uma pequena segmento da cana, mas é muito importante para a pesca uma vez que um todo.
A ponteira é necessário
A ponteira é uma pequena segmento da cana, mas é necessário para a sensibilidade da pesca. Quando a traço sofre pressão, a cana refolho para proteger a ponteira de esforços excessivos, e quanto maior a pressão, mais ela é dirigida para a segmento grossa da cana.
Não há urgência de usar uma ponteira mais poderoso em uma cana de navio para pescar pargos, e nem uma mais fina com pavor de quebrar em outros tipos de pesca. Quando a pesca prende no fundo e forçamos a cana, ela se refolho e a ponteira fica praticamente reta. Portanto, escolha uma cana com base nas suas necessidades e preferencias, mas não devido ao pavor de quebrar a ponteira.
Um dos erros comuns que podem ocasionar a quebra da ponteira é segurar um peixe pendurado na cana e erguê-la totalmente na vertical.
Isso já pode ser suficiente para quebrar a ponteira, mas muitas vezes o pescador também puxa o peixe para ordinário, aumentando ainda mais o esforço e partindo a ponteira. Mesmo assim, muitas ponteiras partidas que são encontradas em lojas de pesca, segundo relatos de pescadores, são quebradas durante o transporte, principalmente ao fechar as portas do veículo.
Mas, se você manipula corretamente as canas, é quase impossível quebrar a ponteira.