Preparar diferentes iscos com caranguejos
Existem vários tipos de caranguejos que podem ser utilizados na pesca, porquê o caranguejo pilado, o caranguejo de muda (que tem dois cascos) ou o caranguejo das pedras (que é sabido por corta camisas).
Todos eles são excelentes iscos para pescar peixes de bom tamanho, sargos, douradas, robalos e corvinas.
Existem várias maneiras de preparar um isco, e isso vai depender do tamanho do caranguejo, da sua espécie, do tipo de peixe que se quer pescar, do tipo de pesca que se está a praticar e até do estado do mar. Por exemplo, se estivermos a pescar ao peão ou chumbadinha com caranguejo e o mar estiver alvoroçado, a iscada pode ter um tamanho específico, porquê a que se vê no vídeo.
No entanto, se estivermos a praticar a mesma modalidade de pesca mas o mar estiver mais remansado ou as águas mais claras, a iscada deve ser muito mais pequena.
O caranguejo de dois cascos tem a vantagem de ter um cheiro característico da muda, o que os peixes adoram, pois eles reconhecem que o caranguejo está vulnerável enquanto está a mudar de casca. Quando é dissociado, liberta um tipo de molho muito atrativo.
No entanto, a desvantagem é que nascente é um isco que morre facilmente, tanto para se preservar porquê durante a pesca. Eu sabor de usar caçarolas para os vigiar, pois elas permitem a respiração e mesmo estando a caçarola ocasião, os caranguejos não conseguem trespassar.
Já o caranguejo corta camisas ou o pilado são caranguejos que funcionam melhor quando são iscos vivos, por isso, para fazer uma iscada mais pequena, deve-se usar um caranguejo pequeno.