Velar
Velar
A quantidade de rolamentos de um carreto é uma preocupação geral entre os pescadores, mas ainda mais preocupante é a crença de que quantos mais rolamentos um carreto tiver, melhor será a qualidade. Infelizmente, ainda é geral que os pescadores deem preferência a carretos com mais rolamentos na hora de comprar.
É patente que rolamentos de subida qualidade podem tornar o carreto mais suave e preciso no seu funcionamento, mas é importante lembrar que existem outras características num carreto que podem prescrever se é ou não o mais adequado para a pesca que se pretende praticar. É por isso que, ao escolher um carreto, nunca se deve consistir exclusivamente no número de rolamentos que ele tem.
Devido à crença popular de que quanto mais rolamentos melhor, as marcas de carretos começaram a colocar mais rolamentos nos seus produtos, mas isso nem sempre significa que esses rolamentos são de boa qualidade. Rolamentos de má qualidade não trazem benefícios para o carreto, exclusivamente o tornam mais propenso a avarias.
É geral que os pescadores se preocupem com a quantidade de rolamentos de um carreto, mas é importante substanciar novamente, que a qualidade dos rolamentos é mais importante do que a quantidade. Rolamentos de má qualidade não trazem benefícios para o carreto, exclusivamente o tornam mais propenso a avarias. É por isso importante escolher carretos com rolamentos de subida qualidade, uma vez que os feitos de teflon ou bronze, que são mais resistentes e duráveis.
Dependendo do tipo de pesca, três ou quatro rolamentos podem ser mais do que suficientes. Por exemplo, um ou dois rolamentos no pinhão de ataque e dois para estribar a roda de grinalda podem ser suficientes para a maioria das situações de pesca. Ao escolher um carreto, é importante considerar todas as suas características e uma vez que elas se adaptam às suas necessidades de pesca, em vez de se concentrar exclusivamente no número de rolamentos.