Vigilar
Vigilar
A embraiagem ou drag dos carretos é uma propriedade fundamental para os pescadores, pois permite soltar traço de forma controlada quando a luta com o peixe o exige. Ouvir o som característico do drag é sempre motivo de emoção para os pescadores, pois significa que um peixe de boa qualidade está a retirar a traço além da resistência programada.
No entanto, é importante que os pescadores não se deixem levar por modas e tendências do mercado. Porquê já foi referido em artigos anteriores neste blog, é importante escolher os carretos com base no conhecimento adquirido e não somente com base nos números de marketing.
Uma das mais recentes “modas” no mercado é a força de drag.
Assim porquê os rolamentos são desejáveis quando são de qualidade, a força de drag também o é, mas é preciso ter zelo com carretos que anunciam suportar, por exemplo, 9 kg de força, mas do qual corpo é construído com grafite frágil, incapaz de suportar essa mesma força.
É porquê colocar um motor de 600 cavalos num veículo que é somente um utilitário e que não está pronto para suportar tal potência.
O importante é escolher um carreto equilibrado, dentro do orçamento disponível, que seja adequado ao estilo de pesca para o qual foi talhado.
Por exemplo, na pesca à bóia, é mais importante ter um drag preciso do que um drag poderoso, pois a traço é fina e não se trata de uma pesca bruta.
Já no jigging, é necessário ter um drag poderoso para retirar os peixes do fundo rapidamente e evitar que eles arranhem as linhas nas pedras.